sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Meu táxi - um divã"

Faltam alguns dias para o lançamento do livro de Paulo Cesar Martins, "Meu táxi - um divã", do qual tive o prazer de fazer a revisão e a sinopse.

Não quero aqui fazer outra, ela pode ser lida, inclusive, no site que o Paulo criou: http://paulocesarj.wix.com/meutaxi#!untitled/mainPage.

No entanto, aqui quero deixar algumas palavras sobre esse livro e meus agradecimentos pela confiança que teve o autor em pedir que eu revisasse seus escritos e depois lhe escrevesse a sinopse.

Se os leitores ainda não conhecem o Paulo, adquiram seu primeiro livro "20 anos de praça. Crônicas de um taxista". São histórias curtas e engraçadas, rápidas como uma viagem de táxi, e prazerosas!

Mas, no segundo livro, temos, mais do que cenas engraçadas e rápidas, uma reflexão maior sobre questões humanas, que se passam no Rio de Janeiro, mas que, posso dizer, poderiam ambientar-se em qualquer parte ou em qualquer cidade: são aflições, perdas, histórias de superação, desabafos; além disso, percebo uma maior elaboração na escritura, no desenvolver das narrativas, tal como a relação temporal em que narra fatos num  passado perfeito mas algumas vezes dando maior vivacidade usando o presente; ou mesmo questões discursivas como o uso de diálogos ou o discurso indireto livre, ou ainda as opiniões do narrador que se percebem leves durante o narrar.

Perceberão os leitores outras coisas que não cabe aqui comentar.

Ficam aí minhas palavras.

Gabriel Sant'Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Praça dos sobreviventes

Saindo do portão gradeado e alto da escola, há uma praça que fica em frente, a uns dois metros, de uma igreja que abre às seis da manhã, cu...