sábado, 30 de junho de 2012

Copo de vidro


Muitos copos de vidro no secador da cozinha. Copos iguais, de vidro.
Os mesmos sacos de açúcar da mesma marca, os mesmos pacotes de biscoitos dentro do armário.
Plásticos, vidros, letras grandes e miúdas, cores várias – igual.
A mesma mão que apanha os objetos do armário e os transforma em café da manhã, almoço, jantar.
A mesma pele que se envelhece com o passar dos meses, sempre mesmos.


Pequena, era divertido com minha mãozinha, a esponja e detergente lavar os copos, os pratos, os garfos, as colheres de sopa. Ajudava mamãe também com as roupas. Estender no varal à luz fustigante do sol. Depois, à tardinha, tomá-las, passar com o ferro, dobrar e guardar nas gavetas.
Eram belas aquelas pequenas mãos. Só as marcas na palma. Nada mais.
Lembro os primeiros calos nos dedos quando comecei a escrever. Antes só ligava os pontinhos, fazia as letrinhas. Lindo desenhá-las. Minha tia me deu um diário. Marquei suas folhas com meus pensamentos, imaginações, sonhos. Guardava bem escondido.
Agora não escrevo uma linha sequer. Perdi aquela sensação prazerosa de preencher o branco de mim mesma. Não há nada branco.
Branco foi o meu vestido. Eu e minha mãe costuramos. Noites e dias, nossos dedos cosiam, dedicavam-se a uma futura brancura eterna, imaculada. Quantos conselhos se teciam entre nós. Lembranças e promessas se embaraçavam com uma dificuldade fácil e refazíamos o caminho.
Aquele ano. O dia, não me sai da cabeça. Talvez nunca saia.
Mas nunca foram diferentes seja aquele ano e o de outrora. Fomos nos tornando mais velhos, evidente. Um dia se deita para se levantar logo em seguida. Sempre igual. Às vezes chuvoso, com sol, nublado.
Mas me deito, e levanto decaída, ressecada. Há tempo não sou deitada. E fui me secando, aos poucos. Meus lábios ficaram grudados.
Este leite já esfriou. Vou jogar fora depois.


Agora. Vou jogá-lo agora. Tanta economia para nada. Economizar, reduzir, segurar. Para quê? De que adiantou? Nada melhorava. Ia piorando. Sempre. Mesmo que me esforçasse. Mesmo que me dedicasse. Mesmo desgastando estas mãos, este braço, estas pernas, estas coxas. Esvaindo meu corpo para casa, filhos, obrigações, pratos limpos, panelas brilhando, roupas limpas, dobradas, passadas, chão sem sujeira, poeira, móveis arrumados, estantes organizadas, quartos modelo, filhos educados, contas pagas em dia, comida quente na hora, pão francês saído do forno da padaria, lanches aos finais de semana, sobremesas deliciosas, nunca as mesmas porque enjoava.
Vazia a casa. Vazio armário, gavetas. Daqui alguns minutos voltam da escola. O rádio continua na mesma estação. Abaixei o volume, estava incomodando. Mas aqueles copos. Limpos. Algumas arranhaduras pelo constante uso. Alguns já quebrei.
Outros foram levados. Como muitos objetos, roupas, sapatos. Algumas coisas ainda estão ou deixou que ficassem. Retratos rasgados, ou os levou. Alguns ficaram na minha gaveta. Os porta-retratos ficaram vazios, estão cheios de pó. A casa está cheia de pó. Estão fazendo uma obra do outro lado da rua. Inferno. Apartamentos. Futuros vizinhos. Novas famílias na rua. Ou não.
Mas essa tarde quis ouvir um CD que me dera de aniversário. Gosto muito daquelas músicas, meu cantor preferido. Meu CD. Não estava na estante. Rodei todos os cantos à procura. Ficaram alguns. Menos esse. Disse que levaria os seus CDs. Carregou o meu de propósito. Foi com o seu dinheiro.


O leite indo, e ainda um resto branco no copo.


Gabriel Sant’Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Praça dos sobreviventes

Saindo do portão gradeado e alto da escola, há uma praça que fica em frente, a uns dois metros, de uma igreja que abre às seis da manhã, cu...