quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Absurdo

- E se não houver uma vida além? E se eu me matasse agora? Não. Não sei o que quero... Se não sabendo o que quero, sei alguma coisa; e sabendo alguma coisa, não sei nada. O que fazer?
- Você deveria procurar um psicólogo.
- Mas o que é esse dever procurar um psicólogo? Por que as pessoas sempre devem fazer alguma coisa? É isso realmente a sua opinião ou é aquilo que você costuma ouvir na televisão e de ler nos jornais?
- Bem, se alguém está com problemas desse tipo, o aconselhável é a procura a uma pessoa especializada e competente que possa ajudá-lo. É o que aprendemos desde a infância. Para sermos educados, vamos à escola, onde há os professores. Se estamos com dor de cabeça, febre, procuramos um médico.
- Sim, para cada assunto, para cada necessidade, há um tipo de solução, que nos ensinaram.
- Por que não procura um padre?
- Quanto tempo não vou à igreja... Por que deveria procurar um padre?
- Ele o ajudaria a entender sobre as questões espirituais. Pelo jeito, você está precisando.
- Quer saber? Não preciso de nada disso. Tais remédios que me propõe são ilusórios, irão servir de alucinógenos: hoje fazem com que não me sinta mal; amanhã estarei muito pior e dependente.
- Não fale isso. Você está passando por um momento difícil, e não quer aceitar o que está acontecendo com você.
- Não. É interessante como seu discurso é tão pretensioso. Quero parar de ser aquilo que desejam de mim, aquilo que tentam me formar. Não. Estou cansado de tantas enganações, de tantas mentiras. Querem vários fiéis, um rebanho, ovelhas. Você irá dizer que vivo nesta sociedade e que é impossível sair desta teia. Reconheço ser tão complicado livrar-me dessas pressões sociais, desse bombardeio de formas de dever ser. Essa minha indisposição, essa minha revolta, é comum também; é uma disposição de espírito criada por essa sociedade... Até onde nossos sentimentos serão sociais? Existe alguma individualidade nisso tudo? Amigo, já está tarde; desculpe tê-lo atormentado.
- Que isso! Volte sempre que desejar.
- Até mais.
Mal o primeiro sai, ouve-se um tiro vindo de dentro da casa.

Gabriel Sant'Ana
(09/01/2010)

Um comentário:

Praça dos sobreviventes

Saindo do portão gradeado e alto da escola, há uma praça que fica em frente, a uns dois metros, de uma igreja que abre às seis da manhã, cu...