sexta-feira, 25 de abril de 2014

métrica

Seu primeiro contato com a tela. Seu pai o leva para experienciar o contato superficial da tela. Aqui, meu filho, com o dedinho indicador, isso, clica aqui, como você faz com o seu tablet, isso, vamos ver como está o saldo do papai... Olhos brilhantes de encantamento. Dados financeiros, transações, débitos automáticos. Positivos os dados, o aprendizado. Quando você fizer dezoito anos, eu vou te dar um cartão como esse...

Com os drásticos casos de falsificação, roubo, entre outros infortúnios, a Grande Indústria de Cartões (GIC), durante intensas reuniões de setores internos, comissões do Governo, debates acadêmicos, testes de laboratório, muitas vezes duvidosos, resolve hoje, por meio de decreto, finalizar com a produção de cartões e crédito, com isso, gradativamente os cidadãos deverão entregar os de sua posse a lugares que serão especificados, além disso, fica decidido o fim do uso de cartões em toda a comunidade internacional, com isso, uma nova tecnologia mais segura será usada para fins financeiros, em um primeiro momento, a que cientistas, engenheiros e linguistas, em consenso, nomearam "biometria". O Governo decide o fim das identificações digitais pelo método tradicional, o Serviço Público de Saúde fez um grande levantamento de casos de alergia grave devido à tinta usada para aquele fim. Convocar-se-ão todos os cidadãos para a realização da biometria, isso o que diz a nova emenda constitucional.

Pedro, completados dezoito anos, não recebeu do pai o cartão de crédito, mas um envelope que o convocava para realizar a biometria. Essa merda está em todo lugar... Foi abortada sua esperança. Na convocação não era informado o lugar onde deveria realizar aquilo.

Cinco da tarde. Cinema com Júlia. Não sabiam se Noé, Abraão ou Isaac. Quinze para as onze, cama do motel. Prestes a penetrá-la. Amor, você fez? Sim, já coloquei... Não, bobinho... ?...  Já fez a biometria? Não... onde eu iria fazer? Ai, que prova de amor! Você vai fazer sua biometria comigo! (Seus olhos brilham de encantamento passional) E você já fez a sua?! Claro, amor, não é seguro transar sem biometria, se eu ficar grávida ou pegar aids, ou qualquer coisa, fica mais seguro e rápido de se saber quem me fez isso, e eu não tenho plano, né...por isso eu logo me adiantei... fui no posto e me deram esse equipamento, só tenho três compartimentos, em casos como esse, entende? é tudo questão de saúde e segurança, vem aqui, coloca seu pau aqui, não vai doer, e precisa estar duro (ela dá um risinho que o constrange) para a biometria ser totalmente completada.



Gabriel Sant'Ana

Um comentário:

Praça dos sobreviventes

Saindo do portão gradeado e alto da escola, há uma praça que fica em frente, a uns dois metros, de uma igreja que abre às seis da manhã, cu...